* Dia Mundial da Água * (22 de Março)

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural. 

No dia 22 de Março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água. 





  • A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor económico: é rara e dispendiosa e pode escassear em qualquer região do mundo.
  • A utilização da água implica respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza.
  • O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
  • Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade e precaução.
  • A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo a nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
  • A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável pela água da Terra.
  • A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
  • A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Dela dependem a atmosfera, o clima, a vegetação e a agricultura.
  • O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
  • A gestão da água impõe um equilíbrio entre a sua proteção e as necessidades econômica, sanitária e social.




  • Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas actividades quotidiano; reutilizar a água em diversas situações e divulgar ideias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas. 

    ÁGUA

    Tragam esfregões gigantes
    para as fábricas e barcos.
    A água estava limpinha
    e agora parece um charco.

    Que seja pura, queremos
    para a bebermos tranquilos!
    Todos queremos desfrutar
    de mares, lagos e rios!

    Saibam que a água potável
    não devemos desperdiçar;
    ou verão que dentro de anos, 
    a vida vai terminar.


    Sugestão de actividades:

    2- Para cada fala que te damos, cria uma banda desenhada sobre o tema:

    A importância de cuidar da água

    Temos que proteger a água doce para que todas as pessoas do mundo possam usá-la. Cuidando da água cuidamos também do nosso ambiente e dos ecossistemas. Para que precisamos de água?

    » - Precisamos de água para beber. MMMM... Que bem que me faz!

    » - Precisamos de água para a nossa higiene.

    » - Precisamos de água para o cultivo dos nossos alimentos.

    > A água nas cidades:

    » - AAAAHHH... olhem que bom! Tanta água só para mim.

    » - Ainda há água para mim e para os meus vizinhos.

    » - Agora... só restam umas gotas para repartir por todos.

    > O justo equilíbrio entre a água e a floresta:

    »  A água cuida das nossas florestas e as florestas cuidam da água.

    » Devido à desflorestação, a água da chuva ou dos rios costuma ter comportamentos extremos que levam a grandes desertificações.

    » ...ou a grandes terríveis inundações.

    Fontes:
    http://pintardesenho.blogspot.pt 

    http://www.suapesquisa.com 

    http://www.webciencia.com 
    Rvst. Figuras - Professores
    Rvst. Educadores de Infância

    Sem comentários:

    Enviar um comentário