* Dia Internacional da Síndrome de Down * (21 de Março)









Nesta data é  importante parar e reflectir sobre as diferenças e respeitá-las.
A homenagem foi feita pela Associação Internacional Down Syndrome International, em alusão aos três cromossomos no par de número 21 (21/3) que as pessoas com Down possuem.
O  dia deve ser lembrado como a superação de  barreiras e limites das pessoas que possuem Síndrome de Down. Esta data é muito importante porque torna visível todas as ações e lutas destas pessoas especiais. Demonstra também que eles podem estudar, trabalhar, viver sozinhos, casar e cuidar dos filhos.
CURIOSIDADE
Síndrome de Down
Todo ser humano possui 46 cromossomos, mas as pessoas com Síndrome de Down possuem 47. Um a mais no par de número 21. Por isso a síndrome também é chamada de trissomia do 21. A presença de um cromossomo a mais é determinada por um acidente genético. Pode ocorrer com qualquer casal, independente da faixa etária e herdada em poucos casos.
Trissomia 21

   Tal como qualquer outra criança, as portadoras desta anomalia cromossómica precisam de se sentirem aceites, queridas e respeitadas... Saiba como interagir com elas.

     A nível de desenvolvimento social e emocional, estas crianças têm algumas dificuldades. Ficam frustradas/ansiosas mais facilmente, não assimilam bem a aprendizagem acessória mas sim a aprendizagem directa. Têm uma capacidade de concentração mais curta e demoram mais tempo a aprender regras sociais como a partilha, cooperação, trabalho de equipa, entre outros, precisam assim de suporte adicional na aprendizagem social.

Sem comentários:

Enviar um comentário