1º Dia com a turma do 1º ano:
- Comecei
por me apresentar à turma e por transmitir qual o meu papel como professora de
Actividades Culturais e quais seriam as minhas intenções com a realização das
actividades: (que a turma absorvesse de uma forma divertida)
.Temas,
.
Estratégias,
. Que
tivessem contacto com diversos materiais,
No qual
iriamos utilizar a expressão plástica,
musical e os jogos tradicionais como mediadoras da aprendizagem … (Que se
divertissem a aprender).
- Depois, de forma mais
informal, utilizei fantoches como “quebra-gelo” e que de uma forma
mais descontraída se apresentassem, para eu os conhecer melhor (nome;
interesses que quisessem partilhar).
Esta
actividade com os fantoches foi desenvolvida para ajudar as crianças a relaxar
e para se sentirem confortáveis ao se apresentarem e fornecer informações pessoais
de um modo natural e não evasivo, pois as crianças tentavam encarnar a personagem dos fantoches para se exprimir, criando assim uma zona de conforto, no qual originou de forma também esta natural o fortalecimento do
grupo, no qual agora eu também fazia parte. =D
“Quebra-gelo”? O termo “ quebra-gelo”
significa quebrar o gelo, pois os navios assim chamados são os responsáveis por
quebrar o gelo que está no caminho dos outros navios. Assim como estes navios
facilitam o caminho para que os outros navios possam passar, actividades de “
quebra-gelos” ajudam a facilitar o percurso para que a aprendizagem ocorra,
fazendo com que as pessoas se sintam mais confortáveis e dispostas a conversar.
Sem comentários:
Enviar um comentário