A.E.C´s : Actividades Culturais (1º e 2º Ano) - Apresentação



1º Dia com a turma do 1º ano:

- Comecei por me apresentar à turma e por transmitir qual o meu papel como professora de Actividades Culturais e quais seriam as minhas intenções com a realização das actividades: (que a turma absorvesse de uma forma divertida)
.Temas,
. Estratégias,
. Que tivessem contacto com diversos materiais,
No qual iriamos utilizar a expressão plástica, musical e os jogos tradicionais como mediadoras da aprendizagem … (Que se divertissem a aprender).

- Depois, de forma mais informal, utilizei fantoches como “quebra-gelo” e que de uma forma mais descontraída se apresentassem, para eu os conhecer melhor (nome; interesses que quisessem partilhar).

Esta actividade com os fantoches foi desenvolvida para ajudar as crianças a relaxar e para se sentirem confortáveis ao se apresentarem e fornecer informações pessoais de um modo natural e não evasivo, pois as crianças tentavam encarnar a personagem dos fantoches para se exprimir, criando assim uma zona de conforto, no qual originou de forma também esta natural o fortalecimento do grupo, no qual agora eu também fazia parte. =D

“Quebra-gelo”? O termo “ quebra-gelo” significa quebrar o gelo, pois os navios assim chamados são os responsáveis por quebrar o gelo que está no caminho dos outros navios. Assim como estes navios facilitam o caminho para que os outros navios possam passar, actividades de “ quebra-gelos” ajudam a facilitar o percurso para que a aprendizagem ocorra, fazendo com que as pessoas se sintam mais confortáveis e dispostas a conversar.

Sem comentários:

Enviar um comentário