* Educação Musical *


             A música nos primeiros anos

   A música é capaz de nos mover e nos fazer vibrar mesmo ainda antes de nascermos. Já nas primeiras semanas de gravidez, o embrião e capaz de sentir as vibrações produzidas pelos sons.
   Esse contacto, permite-lhe ser capaz de reconhecer diferentes estruturas que o ajudarão no seu desenvolvimento e que favorecerão a sua estimulação.


A estimulação precoce através da educação musical

   Para a estimulação precoce em contexto de sala, esta engloba o trabalho com jogos musicais, audições activas, contacto com os instrumentos, encenações livres e outras actividades similares.
   A repetição destas práticas ajuda a uma melhoria progressiva da atenção das crianças, e contribui para o seu sucesso de socialização, pois a música passa a ser o suporte ideal para brincar uns com os outros e trabalhar a expressão corporal, com risos e situações alegres que melhoram as relações dentro do grupo.


A base da instrução: Ler, escrever e cantar

   É já felizmente aceite, pela comunidade educativa em geral, a visão defendida há umas décadas por diversos pedagogos do domínio da música, relativamente ao paralelo a estabelecer entre a aprendizagem musical e aprendizagem da língua materna que no nosso país se popularizou pela divulgação do trabalho de Edwin Gordon.

De acordo com o autor, a música é apreendida da mesma forma que a nossa língua materna:

- Primeiro, ouvimos outros a falar. Desde o nascimento, e mesmo antes, estamos cercados pelo som da língua e da conversação. Nós absorvemos estes sons e familiarizamo-nos com a língua.


Segundo, tentamos imitar.

Terceiro, começamos a pensar através da língua. Palavras e frases começam a ter sentido à medida que ganhamos experiência com esta.

Quarto, começamos a improvisar. Por outras palavras, somos capazes de criar as nossas próprias frases e a organizá-las de uma forma lógica. Somos capazes de manter uma conversa. Finalmente, ao fim de vários anos a desenvolver a nossa capacidade de pensar e falar, aprendemos a ler e escrever. Aprendemos a ler e escrever devido à experiência que adquirimos a ouvir, imitar, pensar e improvisar.

    Os princípios da Teoria de Aprendizagem Musical orientam professores de todas as faixas etárias, desde a primeira infância até à idade adulta, a estabelecerem objectivos curriculares sequenciais, sendo o principal objectivo geral, o de desenvolver a audiação rítmica e tonalAudiação é um termo criado por E. Gordon que significa para a música o que pensar significa para a língua. É acapacidade de ouvirmos com compreensão na nossa cabeça, sons que podem estar, ou não, fisicamente presentes. Através da audiação os alunos poderão atribuir significado à música que ouvem, executam, improvisam e compõem.
 




Proposta de actividade:

Sugiro que faça uma apresentação da obra do compositor Johann Sebastian Bach: http://www.youtube.com/watch?v=Ywzpw6ZMu3A

» Aculturação- Com a criança ao seu colo, ou de pé. junto a si, pegue na sua mão e dance com ela pela sala ao ritmo da música, é importante que o pai/educador se movimente acompanhando da melhor forma o ritmo da música; deve também cantar a melodia para que a criança oiça.

» Imitação- Dance ao som da música fazendo vários movimentos, encorajando a criança a imitá-los. Observe enquanto ela imita, sempre que apresentar um novo movimento à criança cante a melodia da melhor forma que conseguir.

» Assimilação- Enquanto estiver a tocar a música sugerida, peça à criança que dança com movimentos variados. De seguida, coloque outra música e peça-lhe agora que fique parada, como se de um jogo se tratasse.
   Repita o processo várias vezes. Conclua a actividade falando com a criança acerca dos movimentos efectuados.


Fontes: 
Rvst. Educadores de Infância
http://www.escola-musica.com 
Rvst. Guia para Pais e Educadores
Rvst. Pais e Filhos

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