* Dia do Pai * (19 de Março)

Origem:

Por que é que calha nesta data (19 de Março)?


É porque este é o dia de S. José, o pai de Jesus. Assim faz-se uma homenagem especial a todos os pais do mundo.
S. José, marido de Maria, era carpinteiro e vivia na cidade de Nazaré, na Galileia. Ao que parece, era um bom homem e aceitou ser o pai de Jesus.
  •  A sua história vem contada na Bíblia.
  • O culto a São José começou no século IX.
  • Não se sabe ao certo em que data José nasceu ou morreu, mas o papa Gregório XV, em 1621, referiu a data de 19 de Março como a da sua morte.
E assim ficou a ser o seu dia!



"Tal como o conceito de família é dinâmico e está em mudança desde que foi definido, o papel do pai tem vindo a mudar com os anos. Se já se passou pela fase em que os filhos eram propriedade do pai (com as mães quase sem direitos), passamos também a fase em que o pai é apenas o suporte financeiro da família, já que muitas das mulheres trabalham (para dividir as despesas da família, para gratificação pessoal ou por qualquer outra razão). Ao seu papel de autoridade é agora adicionado o de «fornecedor de carinho», sendo que participam na vida das crianças cada vez mais, brincam com elas, actuam na sua educação e formação.


O papel do pai é muito importante no desenvolvimento das suas crianças: não só complementa como reforça o modelo dado pela mãe, no qual os dois assumem os papéis de autoridade (impõe regras e punições) e dos afectos (carinhos e recompensas). As brincadeiras são mais activas, ajudando a criança a explorar o mundo e a relacionar-se com os outros. 
Definindo em conjunto como querem educar os seus filhos, os pais reforçam os seus laços enquanto casal e dão aos seus filhos um modelo um crescimento saudável e harmonioso."


Poema

P’ró meu pai
Eu fiz um presente
Para lhe oferecer
Ele ficar contente.

Quando eu faço mal
Ele ralha comigo
Dá-me bons conselhos
E é meu amigo.

Pegando no seu saquito
Alegre lá vai
O dia está bonito
Pois é Dia do Pai.

O que tenho para lhe dar
Não é nada de valor
Mas o meu pai vai gostar
Pois dou-lhe com muito amor.

É uma pequena surpresa
Mais um bonito cartão
É tudo muito importante
Foi feito pela minha mão.

Embrulho tudo isto
Em papel lindo com um laço
E hoje dou ao meu pai
Mais um beijo e um abraço. 

Sugestões: 



Sem comentários:

Enviar um comentário